terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Personagem favorito e as cenas em preto e branco

    E se tudo mudasse agora e para sempre? Temos mesmo essa possibilidade, não é mesmo? Esse monstro chamado mudança que vive lá, embaixo da nossa cama e que um dia pode vir nos assombrar, quando a gente menos esperar. 
    Tudo pode inverter, virar de cabeça para baixo e sei lá, deixar de ser.
    Você nunca se imaginou sem aquela pessoa muito importante na sua vida? Você nunca pensou como seria a vida sem ela? Como serão as tardes tediosas, os filmes legais que você irá assistir mas sem aquela companhia acalorada para criticar junto as partes mais legais ou ruins, os planos de fim de semana sem um complemento a mais, uma cama a mais para você poder se deitar e derramar-se tranquilamente. Como serão as felicidades sem poderem serem repartidas? Como serão os gostos das decepções sem poderem ser choradas naquele ombro que não está mais ali, não serão ainda mais amargas? 
    Tudo pode mudar sem a companhia daquela pessoa que realmente nos acrescenta. E eu penso nisso quase todos os dias. Agora é quase nítido essa mudança, tudo pode embarcar para um até mais que se tornará aos poucos em nunca mais e quando eu olhar para lado tudo não terá passado de 3 meses de verão apontados num calendário velho, numa página bolorenta que marcavam dias que não existirão mais.
    Como serão meus passos sem que as minhas mãos tenham naquelas mãos a segurança firme do equilíbrio que eu preciso para permanecer nessa corda bamba? Como sobreviverei por tantas mudanças sem aquele sorriso imenso iluminando tudo, me encorajando a prosseguir?
    As vezes, talvez, refletir sobre isso nos faça pensar o quanto importante são algumas pessoas em nossas vidas. O quanto tudo muda de uma hora para outra e as vezes, por eventualidade ou fatalidade, não temos muito o que fazer a não ser assistir ao talento da vida em recomeçar capítulos sem a nossa permissão. As vezes alguns personagens prosseguem no enredo, as vezes eles são substituídos ou simplesmente não aparecem mais.  
    Eu realmente rezo todos os dias para que essa pessoa nunca saia da minha vida, é um dos meus personagens preferidos e eu não queria ser obrigada a servir de audiência para capítulos terrivelmente tediosos e horríveis após esse personagem sair. Os capítulos seriam em preto e branco e a trilha sonora seria terrivelmente velha e démodé de uma forma que ninguém aturaria ouvir, até que aos poucos nem eu mesma iria suportar assistir os capítulos e ninguém mais, eu desconfio. 
    Mas e se não tivesse mesmo o que fazer eu teria que suportar de qualquer forma. A gente tem sempre que arranjar uma forma de tirar o coelho da cartola e conseguir sorrir, mesmo que tudo fique cinza e sem grança, acima da trilha sonora péssima e do preto e branco que se tornariam as cenas. Eu acho que sinceramente não suportaria, mas o filme estaria passando e nada realmente iria mudar de fato, apenas que a presença daquele personagem tão ilustre não estaria mais presente. Mas eu ainda o estaria adorando, esperando que ele surgisse nas próximas cenas e capítulos  Acontece, a vida as vezes apronta dessas e não há o que possa ser feito. De qualquer forma, ainda seria meu personagem favorito sobre todos.
    Tudo que precisamos é pensar que embora tudo mude, embora tudo se altere, é importante preservarmos sentimentos bons por aquilo que realmente fica, aquilo que realmente permanece, aquele alguém que realmente marcou, esteja ainda sobre os nossos olhos ou não, estando futuramente ou não. O que importa realmente é o que permanece. O que realmente não pode ser apagado por nada e nem ninguém. E que te fará lembrar sempre com um sorriso imenso nos lábios e uma saudade forte de apertar o coração.



Annabel Laurino

Nenhum comentário: