quarta-feira, 9 de junho de 2010

Se a vida lhe da limões... Faça uma limonada!

Exatamente leitores. Devo dizer que é isto mesmo que vocês estão lendo. Não venho aqui falar em auto-ajuda e nem frases cotidianas e tudo mais. Apenas vim falar dessa pequena frase acima cuja qual escutamos quase sempre no nosso cotidiano. Muitas vezes por pessoas mais velhas, e ainda assim, nem prestamos á atenção ou se quer pensamos no seu significado...
Acontece que na maioria das vezes agente só aprende certas coisas quando quebramos a cara ou quando finalmente temos que usar a cabeça e dar um jeito nas coisas pra que enfim, se resolvam.
Como todo mundo sabe, a vida em ambas as classes econômicas, tanto de ricos ou pobres, não é fácil não. Todo mundo tem seus problemas seja eles pequenos ou grandes, seja aqueles problemas insignificantes ou aqueles mais problemáticos. Tanto faz. O que acontece é que todo mundo na vida tem horas que tem que se vira. Não dá pra fica na barra da saia da mãe a vida toda, não é mesmo? Não da pra ficar pedindo socorro pro vizinho do lado toda vez que a coisa aperta. Não que eu esteja falando de orgulho, pois saber pedir ajuda é o essencial da vida, devemos sempre admitir que não podemos resolver tudo sozinhos.
Mas eis que esta não é ainda a questão.
A questão é, se a vida lhe da “limões” faça então uma limonada!
Exatamente.
Muitas das diversas vezes nos deparamos com problemas cotidianos e probleminhas inquestionáveis, discussões de relacionamentos, na família , no trabalho, na escola... Então surgem aqueles problemões, as tais chamadas, bolas de neve.
É o conjunto de probleminhas que se juntam em um só.
Você deve ta pensando que papo mais de doido esse de limão e bola de neve.
Acontece que dessas diversas vezes em nos deparamos com esses problemões, nos desesperamos. Caímos em choro, em momentos de ansiedade extremas, ficamos horas sem dormir pensando pro que justo problema foi acontecer conosco, ficamos sem comer ou alguns, ao contrário, ficamos estressados e descontamos a raiva em qualquer um coitado que atravesse nosso caminho, ou até mesmo não falamos nada e ficamos nos corroendo por dentro com o tal maldito problema.
E isso é só uma questão de opinião, mas...
De tantas saídas que acima foi ditada, quais delas de verdade, resolvem o problema?
Devo dizer que nenhuma delas. Chorar, gritar e puxar os cabelos não vai fazer nenhum milagre e muito menos colocar as coisas em seus devidos lugares.
O que precisamos fazer é arregaçar as manguinhas e colocar a mão na massa!
Isso mesmo. Devemos pegar os inoportunos limões cujo os quais não esperávamos e fazer uma bela de uma limonada!
Não há uma receita pra isso e muito menos um modo preparatório apenas, faça!
Tudo há uma solução, tudo mesmo.
Não digo isso por que sou uma otimista de marca maior e nem nada disso.
Apenas digo isso por que é assim, eu aprendi com isso. Aprendi que infelizmente agente não acorda todo dia com o sol brilhando. Tem dias que se tem que sair com chuva, com temporal, com tempo nublado.
A vida não termina por um simples fato ruim acontecendo. Dias ruins nascem pra todos.
O problema não é os problemas em si, é como você os encara.
Deixar seu belo sorriso no rosto escapar por um simples importuno da vida não vai fazer com que tudo se resolva.
Ta certo que chorar e colocar as mágoas pra fora faz bem sim. Mas não dá pra ficar a vida inteira se queixando por coisas que não deram certo.
O negócio é, viver um dia de cada vez . E no final, se der em limões, oras, faça logo uma limonada!


Com carinho, Annabel Laurino.