segunda-feira, 16 de julho de 2012

;

De alguma forma absurda, nunca estive tão bem. 








 Caio Fernando Abreu

Gerânios


    Como um jardim de gerânios. E não sei bem por que aqui falo e inicio logo, com pressa, antes que me perca na linha fina de pensamentos e com tamanha sede anoto preciso o nome, gerânios, como algo conhecido, como amigas flores que me recordasse muito bem.
    Seguindo então, repito, como um jardim de gerânios desfolhastes minhas ultimas pétalas coloridas.
    Talvez meio amargo, mas profundo, se anotares bem. Desfolhastes. Sim, despedaçastes minhas ultimas alegrias virulentas e qualquer carinho que eu poderia ter por esses teus sorrisos amigáveis que me gesticulavas na ponta dos lábios e que vezes ou outras colavas nos meus.
    Tudo bem eu acho. Ta tudo bem na verdade.
     Essas coisas meio brutas acontecem, e quando acontecem mesmo que deixem a gente de uma tamanha vontade de gritar, ora nos deixam calmos, sabendo então que foi melhor entender que não estavas aqui para me pegar no colo em uma noite fria, com meu coração machucado, para me salvar de um incêndio, para curar minhas dores, repartir minhas alegrias. Foi bom saber que simplesmente estavas, mas quando distraído por qualquer outra coisa mais bonita, faiscante, peixe nadando em nuvens, balas coloridas, desenhos animados nas matines, coisas assim, sumistes.
      Parece tão blasé falar pontilhado, como um segredo que eu registro mas com medo de alguém entender detalhes.
      Os detalhes que escondo são simples, não me envergonho: Abri a porta, de deixei ir embora e fostes, pisando firme sobre o jardim de gerânios, pisoteando todas as pétalas, os ramos, esbugalhando os miolos, pisastes. Morrendo os gerânios, te vi ir embora com a vida feita, arrumada, os gerânios mortos, debulhados, frágeis. Fiquei olhando aquela cena por um tempo, foi tão rápido.
     Agora nem sei por que registro, faz um tempo. Aconteceu sem aviso, nem eu percebi, tomo nota agora enquanto penso sobre.
     A cena dos gerânios morrendo, você os pisoteado, você com seu topete pra cima, a vida firme, as coisas prontas, as roupas limpas, ficou na retina. E me doem a morte dos gerânios, ainda. Você sabe, claro, gerânios são uma espécie muito linda de uma flor vivente, precisam de cuidado, como qualquer coisa viva, e assim que você não cuida, quando se leva a mão em gesto brusco, morrem.
     Morreram.

Annabel Laurino.